REGIMENTO INTERNO

 

 

REGIMENTO INTERNO


Das Normas Regimentais


Artigo 1° - Este regimento Interno tem como fim precípuo estabelecer regras, esclarecer e facilitar por meio de disposições adequadas, a fiel execução dos objetivos e finalidades do GEECX -Grupo de Estudo Espíritas Chico Xavier, incluindo as atribuições dos Departamentos e Setores, obedecidos os preceitos estatutários.

Dos Departamentos e Setores

Artigo 2° - Os Departamentos e Setores do GEECX são os seguintes:

DEPARTAMENTO ADMINISTRATIVO E FINANCEIRO

- Secretaria

- Tesouraria

- Limpeza e Manutenção

- Cantina

 
DEPARTAMENTO DE SERVIÇO ASSISTENCIAL ESPÍRITA:

- Setor de Recepção

- Setor de Atendimento Fraterno

- Setor do Evangelho no lar


DEPARTAMENTO DE DIVULGAÇÃO DOUTRINÁRIA:

 

- Setor Estudo Sistematizado do Espiritismo em Língua Portuguesa

- Setor de Estudos do Espiritismo em Língua Alemã

- Setor de Palestras Públicas

- Setor de Divulgação e Marketing – Homepage www.geecx.jimdo.com, churgeecx@gmail.com

-Setor do Livro Espírita:

  • Biblioteca_Renascer

  • Livraria Pestalozzi

 
DEPARTAMENTO DE ATIVIDADES MEDIÚNICAS:

- Setor de Estudos Mediúnicos

- Setor de Passes



DEPARTAMENTO DE INFÂNCIA

 

Artigo 3° - Das Recomendações Gerais

 

Artigo 3.1 - Os membros responsáveis por esses Departamentos são indicados pela Diretoria Executiva eleita por Assembléia Geral. Tomam posse, junto com os Coordenadores dos Setores, escolhidos por eles dentre os trabalhadores do Centro que apresentem condições para tal, mediante anuência da Diretoria.

Artigo 3.2 - Caberá aos membros responsáveis pelos Departamentos, juntamente com os coordenadores dos Setores, elaborar um cuidadoso planejamento das suas atividades específicas, atentando, inclusive, para os aspectos de recursos humanos e financeiros, sobretudo quando houver envolvimento de despesas, a fim de evitar deficiente atendimento ou mesmo paralisação por falta de recursos.

Artigo 3.3 - Os setores que, em suas atividades, envolverem-se com a aceitação de donativos e contribuições espontâneas, deverão apresentar, quando da Reunião de Diretoria, relatórios estatísticos e financeiros. Não deverão ser aceitos recursos financeiros oriundos de iniciativas pessoais ou outros meios sem a aprovação da Diretoria.

Artigo 3.4 - Os coordenadores dos Setores deverão observar e fazer cumprir, a qualquer propósito, as disposições e normas contidas neste Regimento Interno, inclusive nomear um imediato para auxiliá-lo, ou substituí-lo quando de seu impedimento.

Artigo 3.5- Os membros colaboradores dos Setores devem se caracterizar pela simplicidade, abrindo mão de medidas ou formas que ostentem o supérfluo ou o luxo, devendo cada um contribuir com sua parte, de modo a expressar labores gratuitos, como prega a caridade cristã, lembrando as recomendações de nosso Amado Mestre, que não estamos aqui para sermos servidos, mas para servir.

Artigo 3.6 - Cada Setor tem direito a ocupar as dependências do Centro para realização de suas atividades, observando os dias e horários aprovados pela Diretoria, sem prejuízo aos demais Setores, não obstante possam vir a realizar reuniões ou tarefas fora da casa, quando justificadas e autorizadas pela Diretoria.

Artigo 3.7- Os Departamentos e seus respectivos Setores devem ter em comum um registro de suas reuniões em Ata assinada pelos participantes, onde ficarão registradas as tarefas e assuntos desenvolvidos, bem como o comparecimento de seus membros. Estas reuniões deverão iniciar com uma prece de abertura, prece esta que também se fará quando do seu encerramento.

 

Artigo 3.8 - O Centro Espírita, como recanto de paz construtiva, precisa manter-se num clima de ordem, de respeito mútuo, harmonia, de fraternidade e de trabalho, minimizando divergências e procurando superar o personalismo individual ou de grupo, a bem do trabalho doutrinário, proporcionando a união de seus freqüentadores na vivência da recomendação de Jesus: "Amai-vos uns aos outros".

 

Artigo 4°- Das Finalidades e Obrigações dos departamentos e setores:

 

Art. 4.1 – Cada Departamento ficará responsável por gerar seu regimento interno para ser aprovado pela Diretoria Executiva, sempre embasadas no atual Regimento Interno.

Art.4.2- Os departamentos poderão buscar entre os trabalhadores da casa, pessoas que voluntariamente possam colaborar com as suas atividades.

 

DEPARTAMENTO ADMINISTRATIVO E FINANCEIRO

 

  1. Objetivos do DAF

Artigo 4.1- O Departamento Administrativo e Financeiro é responsável, em conjunto com o Presidente, por todas as atividades e procedimentos ligados à Administração Geral do GEECX

 

 

SETORES

 

 

-Secretaria:

 

Constituem atribuições da Secretaria Geral:

 

  1. Efetuar o registro de atas das reuniões da Diretoria Executiva e das Assembléias Gerais ordinárias e extraordinárias;

  2. atas que registrem delegações de competência administrativa privativa do presidente a outros membros da Diretoria Executiva;

  3. elaborar e publicar os editais de convocação das reuniões ordinárias e extraordinárias de Diretoria e de Coordenadorias, bem como das Assembléias Gerais;

  4. elaborar e apresentar ao Presidente e Vice-Presidente, propostas de inclusão de frequentadores do GEECX que desejam fazer parte do Quadro de Associados da Casa. Junto com a Ficha de Adesão, a Secretaria deve entregar cópia dos Estatutos e do Regimento Interno ao interessado que se associar, para que tome conhecimento geral do funcionamento do GEECX

  5. Manter de forma organizada, a documentação da Casa, arquivando-a em pastas próprias na secretaria do Centro;

  6. Redigir e encaminhar ofícios, cartas e demais correspondências internas e externas da Diretoria Executiva;

  7. Receber as correspondências enviadas ao Centro e encaminhá-las aos departamentos competentes

  8. Responsabilizar-se pela Técnica e Som, dando apoio durante a palestra

 

- Tesouraria

Objetivo: O Setor de Tesouraria é responsável :

  1. - escriturar as contas da entidade ;

  2. - controlar e escriturar o recebimento das mensalidades do associado

  3. - acompanhar contas bancárias, efetuar depósitos, extrair os saldos mensais

  4. - manter em ordem o bom andamento da tesouraria,

  5. - extrair anualmente, no mês de janeiro, e enviar à Presidência e Vice-Presidência a relação dos associados na qual constem a data da última mensalidade paga, o valor da contribuição mensal ou a situação de isenção (associado passivo).

  6. - proceder ao fechamento do caixa contábil periodicamente

  7. - aprovar, junto com a diretoria executiva, despesas extras que ultrapassem CHF 100.- (cem francos suíços)

 

- Limpeza e Manutenção

- Cantina

DEPARTAMENTO DE SERVIÇO ASSISTENCIAL ESPÍRITA:

  1. Objetivos do DSAE: Assistir aos irmãos menos favorecidos na vida, que estão realmente necessitados, ou buscam neste Centro, esperanças de alívio para seus infortúnios materiais e/ou espirituais.

 

- Setor Recepção:

 

a) Objetivos: Recepcionar os irmãos que chegam pela primeira vez à nossa Casa, com solicitude, carinho e um sorriso nos lábios.

b) Atribuições Gerais: Fornecer aos visitantes informações relacionadas com as atividades desenvolvidas pelo GEECX, horário de palestras doutrinárias e de passes. Entregando-lhes o Boletim com as informações, colocando-os perfeitamente à vontade e integrados ao ambiente.

c) Atribuições Específicas: Buscar, primeiramente, escutar para descobrir as razões do nosso irmão ai estar; verificar suas necessidades imediatas; promover diálogo fraterno com o objetivo de melhor captar e entender seus problemas e dificuldades sem, no entanto, esmiuçar sua vida e poder encaminhá-lo aos irmãos encarregados do Atendimento Fraterno.

 

Setor Atendimento Fraterno:

a) Equipe: Os irmãos que formam a equipe de entrevistadores deverão possuir as seguintes qualidades:

b) Ter bom conhecimento da Doutrina Espírita

c) Ter extremo cuidado com o que ouve e com o que fala, mantendo sigilo nas informações recebidas e responsabilidade nos conselhos oferecidos.

Setor de Evangelho no Lar

a) Objetivos: Incentivar e patrocinar a implantação do Culto do Evangelho no Lar, nos lares dos freqüentadores do GEECX

b) Atribuições Específicas: Levar aos lares os ensinamentos de amor, de fraternidade e de caridade tão bem exemplificados por Jesus.

c) Composição: 1 coordenador, e quantos auxiliares se colocarem como voluntários, desde que aprovados pelo coordenador e pela diretoria.

 

d) Desenvolvimento:

  • Breve prece inicial.

  • Leitura da mensagem por um dos encarregados.

  • Leitura de um trecho de O Evangelho Segundo o Espiritsmo.

  • Discussão aberta sobre o tema.

  • Encerramento com prece.


Artigo 5° - Considerações Gerais:

É mister que todos os Setores dos Departamentos acima mencionados, considerem a importância de informar à diretoria do GEECX sobre o andamento das atividades de cada departamento, assim como suas necessidades e planejamentos.

DEPARTAMENTO DE DIVULGAÇÃO DOUTRINÁRIA:

Objetivos: O Departamento de Divulgação Doutrinária visa, neste Centro Espírita, a realização de atividades doutrinárias públicas, que tem por finalidade proporcionar aos seus freqüentadores e trabalhadores oportunidade de exercitar o seu aprimoramento íntimo, através de reuniões de estudos, palestras ou conferências sobre temas da Doutrina Espírita, bem como a divulgação das Obras Básicas da Codificação e outros livros escolhidos da literatura espírita.

Seus Setores ficam assim definidos:

Setor de Estudo Sistematizado em língua portuguesa e alemã:

Atribuições e Responsabilidades:
a) Elaborar a programação anual de estudos sistematizados;
b) Selecionar Coordenadores para os desenvolvimento dos cursos ou estudos e apresentar para aprovação da Diretoria.
c) Adquirir e/ou duplicar bibliografia e apostilas.
d) Manter cadastro dos participantes dos cursos.
e) Organizar encontros ou cursos de aperfeiçoamento para os coordenadores do ESDE.

Setor Palestras Públicas:

Atribuições e Responsabilidades:
a) Elaborar escalas de palestras e respectivos temários junto aos palestrantes;
b) Convidar palestrantes da casa e do Movimento, para atender tais escalas após consultar a diretoria do GEECX.

 

Setor de Divulgação e Marketing Espírita

Atribuições e Responsabilidades:

  1. - Elaboração de material gráfico para divulgação de todas as atividades desenvolvidas no GEECX

  2. - Desenvolver e atualizar plataformas online.

  3. - Elaborar e formatar os Boletins mensais do GEECX

  4. - Idealizar métodos de divulgação espírita auxiliado pela diretoria.

 


Setor do Livro Espírita:

 

Atribuições e Responsabilidades:

§1 - Biblioteca Resnascer

a) Catalogar e manter atualizado e bem cuidado o acervo bibliográfico da Casa

b) Produzir banco de dados com ficha dos inscritos na Biblioteca

c) Controlar o empréstimo de livros. Saídas e Entradas.

d) Controlar a entrada de livros doados para não colocar livros com conteúdos duvidosos ou negativos à disposição do público.

 

§ 2 - Livraria Pestalozzi

a) Adquirir e colocar à venda as Obras Básicas e outras julgadas de bom conteúdo doutrinário.
b) Organizar fichário ou equivalente (Sistema de Caixa e controle de estoque) para controlar as vendas internas e externas.
c) Buscar fazer apreciação crítica das obras novas, antes de colocá-las à disposição dos trabalhadores e freqüentadores do centro, com ajuda de outras pessoas de confiança.

Artigo 6º - Considerações Gerais:

É importante considerar que os Centros e demais entidades espíritas, como escolas de formação espiritual e moral que são, desempenham papel relevante na divulgação do espiritismo e no atendimento a todos que nele buscam orientação e amparo; que, para tal, se faz necessário o Estudo da Doutrina Espírita, com a participação de todos os seus trabalhadores. Os temários, programas de cursos e candidatos a expositores ou coordenadores, deverão ser submetidos à apreciação da Diretoria, antes de suas efetivações.

 

DEPARTAMENTO DE ATIVIDADES MEDIÚNICAS:

Objetivos: Formar médiuns conscientes de suas responsabilidades e aptos a assumirem de forma saudável a faculdade mediúnica a serviço da caridade

São setores pertinentes a este Departamento:

  • Setor de estudo mediúnico

  • Setor de Passes.

Setor de grupo de estudo:

  1. Objetivos: O estudo, a educação da mediunidade, através de reuniões privadas, com sessões teóricas;

  2. Atribuições gerais: Proporcionar aos médiuns os conhecimentos necessários para a educação das faculdades mediúnicas, concorrendo para seu pleno e eficiente exercício no futuro, em concordância com os princípios da Doutrina.

  3. - Assiduidade e perseverança são requisitos essenciais no bom desenvolvimento dos trabalhos

Setor de Grupos Passes
a) Objetivos

O "Passe" é uma transfusão de energia bio-psíquica e espiritual. Tem antes de tudo como objetivo uma transfusão de amor, através da transfusão de energias universais (soma da energia bio-psiquica do doador e das energias sublimadas dos espíritos especializados neste tipo de tratamento) Objetiva auxiliar no tratamento de doenças, nas crises bruscas e repentinas de dor, nas perturbações espirituais, nas enfermidades da mente, no reequilíbrio de si mesmo e nos abalos do sistema nervoso.

b) Atribuições Gerais:

  • Orientação sobre o Passe

  • Escala de passistas

  • Coordenação das atividades de passes.

c) Equipe de Passistas:

Este Setor engloba pessoas consideradas aptas à função de transmitir energia bio-psíquica e espiritual para seus semelhantes; portanto estas pessoas tem que ter conduta reta e não podem ser portadoras de vícios, pois estarão doando as energias bio-psiquicas para os mais necessitados, e uma pessoa portadora de vícios não tem condições de transmitir energias saudáveis.

d) Procedimento:

- A equipe de passistas terá um coordenador e assistentes tantos quanto forem necessários,para as tarefas que dizem respeito à atividade do passe;
- No início da atividade do passe, o coordenador ou um dos participantes da equipe, por ele indicado, fará a prece de abertura solicitando o amparo e o auxílio dos mentores espirituais e dos espíritos especializados na abençoada atividade;
- O passe será aplicado individualmente, de preferência em recinto próprio, com simplicidade através da imposição das mãos, e outras técnicas aprovadas pela direção dos trabalhos, evitando-se sempre tocar o paciente;
- Na conclusão das atividades deverá ser proferida prece de encerramento em agradecimento aos benefícios recebidos;
- Os passistas serão escolhidos entre aqueles que sejam freqüentadores assíduos das atividades do Centro, há pelo menos 0l (um) ano; sejam disciplinados e pontuais; tenham conhecimento doutrinário, fé, confiança e equilíbrio interior e tenham participado de curso de Passes.

- O passista deve se portar de forma simples e vestir-se de forma adequada à seriedade do labor, sendo vetado o uso de vestimentas muito decotadas, saia curta, shorts, vestidos curtos e calçados inadequados ao labor.
- O passista, principalmente no dia do passe, deve ter uma alimentação leve. Deve evitar-se ingerir, 24 horas antes carnes vermelhas, gorduras, condimentos fortes e abster-se totalmente de bebidas alcoólicas pelo menos 48 horas antes da atividade.

Deverá observar a necessidade da vigilância e da prece, pois se defrontará diversas vezes, especialmente nos dias de atividades assistenciais, com situações que poderão desequilibrar seu íntimo, o que prejudica imensamente a qualidade dos fluidos a serem doados.


Artigo 7º - Considerações Gerais:


Art. 7.1 - É aconselhável aos mediúns não participarem de trabalhos mediúnicos e de passes antes de se educarem satisfatoriamente, pelo estudo e conhecimento da Obras Básicas da Doutrina dos espíritos, notadamente O Livro aos Espíritos e O Livro dos Médiuns, e que só trabalhem aqueles que se encontram em estado de saúde e condições morais favoráveis, esquivando-se, todos, à suposição de que detêm responsabilidades ou missões de avultada transcendência reconhecendo-se humildes portadores de tarefas comuns, conquanto graves e importantes como as de qualquer outra pessoa.

Art. 7.2 – Para que o participante das atividades do Passe possa alcançar a assistência e a proteção espiritual ideal ao labor é indispensável que tenha consciência da necessidade de fazer o Evangelho no Lar.

Art. 7.3 – O passe fora das dependências do GEECX: O "passe" aplicado a necessitados impedidos de comparecer a este Centro, preferencialmente, deverá ser feito por uma equipe de dois ou mais passistas, desde que autorizados pelo coordenador dos trabalhos.

DEPARTAMENTO DE INFÂNCIA
Objetivos: Este departamento está voltado à promoção da educação moral espírita da infância..

Eles são uma necessidade imperiosa na vida da Instituição, porquanto familiarizam as crianças, com as atividades do Centro, preparando-os para os encargos que deverão assumir no futuro.

 

Ciclo I - Setor de Infância:


a) Objetivos: Administrar o ensinamento de moral evangélica às crianças;
b) Atribuições Gerais: Despertar nas crianças o sentimento pelas verdades espirituais de amor, caridade, justiça e fraternidade universais;
c) Atribuições Específicas: Proporcionar aulas práticas, no mesmo horário das Palestras Doutrinárias ou em outras oportunidades conforme aprovação da Diretoria.
d) Equipe: Deverá ser formada por uma evangelizadora e auxiliares.

Artigo 8° - Considerações Gerais:

O Manual: Orientação ao Centro espírita, da FEB, orienta que os responsáveis por este Departamento e os coordenadores de Setores devam lembrar constantemente que "os pais espíritas podem e devem
matricular os filhos nas escolas de moral espírita cristã, para que os companheiros recém encarnados possam iniciar com segurança a nova experiência terrena"; quanto aos jovens, o programa previsto para estudo deve adotar as variadas técnicas recomendadas pela didática, afim de oferecer maior motivação e melhor fixação do ensinamento (mesa-redonda. Grupos de Debates, Exposição Didática, Estudos Dirigidos, Discussão Organizada, etc.), não esquecendo-se as atividades artísticas que terão por finalidade precípua divulgar a mensagem espirita pela arte.

 Artigo 9° - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Artigo 9.1 - Os Casos omissos no presente Regimento Interno serão resolvidos pela Diretoria Executiva, o qual, após entrar em vigor, poderá a qualquer tempo ser reformado.

Artigo 9.2 - Este Regimento Interno, elaborado de acordo com as recomendações contidas no livro "Orientação ao Centro Espírita" editado pela Federação Espírita Brasileira, foi aprovado, entrando em vigor nesta data, ficando revogadas as disposições em contrário.

Segundo a Assembléia geral, ata nr. 21 do dia 2 de Janeiro de 2019  no GEECX, foi aprovado pelos sócios os seguintes membros da diretoria:

 

Angela Zamuner – Presidente

Bruna Czuba –  Secretária 

Luis Sergio Sa – Tesoureiro